Jornada do Usuário: uma forma de entender e melhorar as interações
10 de nov. de 2025
Piera
Esta ferramenta serve para auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria na prestação do serviço. A Jornada do Usuário é uma representação sintética que descreve passo a passo como um usuário interage com um serviço.


A Jornada do Usuário é uma representação sintética que descreve passo a passo como um usuário interage com um serviço.
O processo é mapeado a partir da perspectiva do usuário e deve descrever o que acontece em cada etapa da interação, quais pontos de contato estão envolvidos e quais obstáculos e barreiras os envolvidos podem encontrar.
Esta ferramenta serve para auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria na prestação do serviço.
#InnovationTip 💡 A Jornada é muito útil quando utilizada com o método personas, pois ao identificar as necessidades e características de sua persona, será possível explorar o seu comportamento em relação ao produto/serviço.
Como estruturar um mapa da Jornada do Usuário?
Passo 1 - Na primeira linha são representados todos os passos que o usuário realiza ao interagir com o serviço.
Passo 2 - Na segunda linha identifica-se as emoções (positivas e negativas) vivenciadas pelos envolvidos ao longo de cada passo.
Passo 3 - Na terceira linha, devem ser identificadas as atividades necessárias para que a equipe possa prestar e manter cada uma das fases do serviço.
Passo 4 - Na quarta linha listam-se os recursos necessários e os pontos de contato envolvidos na interação com o usuário.
Passo 5 - Na quinta e última linha, a equipe deve pensar em melhorias na prestação do serviço. Estas melhorias podem ser referentes a qualquer uma das camadas identificadas anteriormente e devem visar uma melhor experiência para o usuário ao longo da jornada.
Exemplo de como utilizar:

Quer criar uma jornada do usuário para os usuários que interagem com a sua empresa?
Conte com nosso time de especialistas, fale conosco!
Conheça outros cases de sucesso:

Conusltoria
5 min
Copa do Mundo, Inovação e telecom
Um projeto de inovação aberta envolvendo hackers e startups.
Ler mais

Funding
5 min
Grande indústria de alimentos e bebidas
Montagem e a estruturação d eum robusto projeto de financiamento FINEP para a construção e operação do novo centro de P&D.
Ler mais

Funding
5 min
Embraer
O Departamento de Inovação da Embraer e o programa Innova, é baseado nos princípios de oferecer tempo, recurso e capacitação para inovação
Ler mais

Funding
5 min
Embraer
O Departamento de Inovação da Embraer e o programa Innova, é baseado nos princípios de oferecer tempo, recurso e capacitação para inovação
Ler mais
DEPOIMENTOS
O que nossos clientes dizem
Se inscreva para receber novidades e insights
Ao se inscrever você concorda com nossas Políticas de Privacidade
55 11 5506-2953
Piera Consultoria
Pieracciani Desenvolvimento de Empresas Ltda.
Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues 1119, 13° andar, cj. 1311, sala A | Tamboré | Barueri - SP
55 11 5506-2953
Piera Funding e Piera Educação
P Brasil Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Pieracciani Engenheiros e Educação Ltda.
Av. Brigadeiro Faria Lima 1903 cj. 112 | Jd. Paulistano | São Paulo - SP
39 06 60-200-271
39 33 56-396-107
© 2025 Pieracciani. All rights reserved.
Privacy Policy
Terms of Service
Cookies Settings


