Jornada do Usuário: uma forma de entender e melhorar as interações

10 de nov. de 2025

Piera

Esta ferramenta serve para auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria na prestação do serviço. A Jornada do Usuário é uma representação sintética que descreve passo a passo como um usuário interage com um serviço.

 A Jornada do Usuário é uma representação sintética que descreve passo a passo como um usuário interage com um serviço.

O processo é mapeado a partir da perspectiva do usuário e deve descrever o que acontece em cada etapa da interação, quais pontos de contato estão envolvidos e quais obstáculos e barreiras os envolvidos podem encontrar.

Esta ferramenta serve para auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria na prestação do serviço.

#InnovationTip 💡 A Jornada é muito útil quando utilizada com o método personas, pois ao identificar as necessidades e características de sua persona, será possível explorar o seu comportamento em relação ao produto/serviço.

Como estruturar um mapa da Jornada do Usuário?

Passo 1 - Na primeira linha são representados todos os passos que o usuário realiza ao interagir com o serviço.

Passo 2 - Na segunda linha identifica-se as emoções (positivas e negativas) vivenciadas pelos envolvidos ao longo de cada passo.

Passo 3 - Na terceira linha, devem ser identificadas as atividades necessárias para que a equipe possa prestar e manter cada uma das fases do serviço.

Passo 4 - Na quarta linha listam-se os recursos necessários e os pontos de contato envolvidos na interação com o usuário.

Passo 5 - Na quinta e última linha, a equipe deve pensar em melhorias na prestação do serviço. Estas melhorias podem ser referentes a qualquer uma das camadas identificadas anteriormente e devem visar uma melhor experiência para o usuário ao longo da jornada.

Exemplo de como utilizar:


Quer criar uma jornada do usuário para os usuários que interagem com a sua empresa?

Conte com nosso time de especialistas, fale conosco!

Conheça outros cases de sucesso:

Conusltoria

5 min

Copa do Mundo, Inovação e telecom

Um projeto de inovação aberta envolvendo hackers e startups.

Ler mais

Funding

5 min

Grande indústria de alimentos e bebidas

Montagem e a estruturação d eum robusto projeto de financiamento FINEP para a construção e operação do novo centro de P&D.

Ler mais

Funding

5 min

Embraer

O Departamento de Inovação da Embraer e o programa Innova, é baseado nos princípios de oferecer tempo, recurso e capacitação para inovação

Ler mais

Funding

5 min

Embraer

O Departamento de Inovação da Embraer e o programa Innova, é baseado nos princípios de oferecer tempo, recurso e capacitação para inovação

Ler mais

DEPOIMENTOS

O que nossos clientes dizem

Se inscreva para receber novidades e insights

Ao se inscrever você concorda com nossas Políticas de Privacidade

55 11 5506-2953

Piera Consultoria

Pieracciani Desenvolvimento de Empresas Ltda.

Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues 1119, 13° andar, cj. 1311, sala A | Tamboré | Barueri - SP

55 11 5506-2953

Piera Funding e Piera Educação

P Brasil Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Pieracciani Engenheiros e Educação Ltda.

Av. Brigadeiro Faria Lima 1903 cj. 112 | Jd. Paulistano | São Paulo - SP

39 06 60-200-271

39 33 56-396-107

© 2025 Pieracciani. All rights reserved.

Privacy Policy

Terms of Service

Cookies Settings