Lightning Decision Jam
21 de out. de 2025
Piera
Acesse e confira o artigo na íntegra!


O Lightning Decision Jam (LDJ) é uma metodologia desenvolvida pela consultoria AJ&Smart com o objetivo de transformar reuniões improdutivas em sessões estruturadas e orientadas à ação. Em vez de brainstormings desorganizados e discussões que se estendem sem resultados práticos, o LDJ propõe um fluxo claro, que ajuda equipes a identificar desafios, gerar soluções viáveis e tomar decisões com mais objetividade.
Ideal para momentos em que é necessário resolver problemas de forma colaborativa, o método pode ser aplicado por grupos enxutos, entre 3 e 8 pessoas. Simples, direto e eficaz, o LDJ tem sido adotado por empresas de diferentes portes para ganhar tempo, foco e clareza nos processos decisórios.
As sessões costumam durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, mas essa duração não é uma regra, e sim um guia para o facilitador do processo.
O processo é dividido em 8 etapas principais:
Comece com os pontos positivos;
Capture os problemas;
Priorize os problemas;
Reformule os problemas como desafios / oportunidades;
Gere ideias (quanto mais ideias, melhor!);
Priorize soluções;
Decida o que executar;
Torne as soluções acionáveis.
Para trabalhar nas duas primeiras etapas, identificando os pontos positivos e capturando os problemas, é utilizada a ferramenta do barco à vela.

1. Comece pelos pontos positivos
Fazendo uma analogia do vento como propulsor do barco, os participantes listam em post-its aspectos positivos, avaliando o que está funcionando referente ao desafio da sessão.
2. Capture os problemas
Depois da vela, o foco da segunda etapa passa a ser a âncora, ou seja, aquilo que segura o barco: problemas, preocupações e frustrações relacionadas ao desafio. Após a conclusão, os participantes não devem ler em voz alta seus post-its, todas as âncoras são tratadas de forma anônima para garantir a livre expressão da equipe.
3. Priorize os problemas
Neste momento é utilizada a técnica do “Dot Voting”, uma forma simples para priorizar e tomar decisões de forma democrática. Cada integrante da equipe recebe três bolinhas adesivas (dots). Elas podem ser posicionadas uma em cada problema, todas em um único problema ou distribuídas, de acordo com a opinião do participante, em quantidades diferentes para cada ideia.
Em caso de empate, o grupo deve realizar uma análise para decidir o problema mais prioritário entre os mais votados.
4. Reformule os problemas como desafios / oportunidades
Depois de encontrar e declarar o nosso problema de forma clara e objetiva, vamos reescrevê-lo em forma de desafio, utilizando a técnica “How Might We” (Como Poderíamos…). Esse questionamento/desafio irá orientar a nossa geração de ideias de solução!
5. Gere ideias
O Brainstorming, ou “Tempestade de Ideias”, é uma ferramenta simples para gerar ideias criativas e inovadoras. Chamamos assim, pois o objetivo é não conter as ideias, não impor nenhum tipo de filtro em um primeiro momento. Trata-se de uma ferramenta que estimula a criatividade e o pensamento inovador por meio da associação. Os participantes devem expressar suas ideias de forma verbal ou escrita, isso deve acontecer por um período determinado previamente e durante esse período não deve haver nenhum tipo de crítica às ideias. Ao final, é possível gerar combinações para formar grupos de ideias semelhantes.
6. Priorize soluções
Nesta etapa, novamente utilizamos o Dot Voting. Uma vez que todos os participantes tenham selecionado suas ideias, o facilitador deve organizá-las em ordem decrescente (das com mais votos para as com menos votos) considerando todas as que receberam pelo menos dois votos.
7. Decida o que executar
Para a sétima etapa, é preciso decidir o que executar e a matriz Impacto vs. Esforço ajuda a equipe nesta tarefa. De forma consensual os participantes devem posicionar as ideias mais votadas nesta matriz, pensando no esforço para sua implementação e no impacto que ela terá no desafio que está sendo trabalhado.

Matriz impacto X esforço
As ideias com um baixo esforço de implantação e alto impacto (posicionadas no quadrante superior esquerdo) devem ser executadas primeiro.
8. Torne as soluções acionáveis
O facilitador deve perguntar para a equipe quais são os três passos iniciais para a implementação das ideias que foram selecionadas para execução. Essa etapa garante que a ideia não se perca ao final da sessão de LDJ.
Uma vez que os membros da equipe partem para a execução da solução, deve-se agendar reuniões periódicas e curtas com cada um deles para atualização do status das atividades.

Conclusão
O Lightning Decision Jam é uma ferramenta acessível, versátil e eficiente, que pode ser aplicada tanto em ambientes presenciais quanto em contextos remotos. Mais do que uma técnica de facilitação, trata-se de uma forma estruturada de transformar desafios em decisões concretas, com foco em colaboração e agilidade.
Na Piera, utilizamos essa e outras abordagens consagradas no campo da inovação para apoiar empresas a fortalecerem sua governança, acelerar resultados e gerar valor de forma contínua.
Quer entender como sua equipe pode adotar práticas como o LDJ e integrar a inovação ao dia a dia da organização? Conheça o nosso programa Innovation Belt ou entre em contato com nossos especialistas. Estamos prontos para apoiar sua jornada com método, experiência e resultados consistentes!
Envie um e-mail para contato@piera.com.br
Conheça outros cases de sucesso:

Conusltoria
5 min
Copa do Mundo, Inovação e telecom
Um projeto de inovação aberta envolvendo hackers e startups.
Ler mais

Funding
5 min
Grande indústria de alimentos e bebidas
Montagem e a estruturação d eum robusto projeto de financiamento FINEP para a construção e operação do novo centro de P&D.
Ler mais

Funding
5 min
Embraer
O Departamento de Inovação da Embraer e o programa Innova, é baseado nos princípios de oferecer tempo, recurso e capacitação para inovação
Ler mais

Funding
5 min
Embraer
O Departamento de Inovação da Embraer e o programa Innova, é baseado nos princípios de oferecer tempo, recurso e capacitação para inovação
Ler mais
DEPOIMENTOS
O que nossos clientes dizem
Se inscreva para receber novidades e insights
Ao se inscrever você concorda com nossas Políticas de Privacidade
55 11 5506-2953
Piera Consultoria
Pieracciani Desenvolvimento de Empresas Ltda.
Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues 1119, 13° andar, cj. 1311, sala A | Tamboré | Barueri - SP
55 11 5506-2953
Piera Funding e Piera Educação
P Brasil Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Pieracciani Engenheiros e Educação Ltda.
Av. Brigadeiro Faria Lima 1903 cj. 112 | Jd. Paulistano | São Paulo - SP
39 06 60-200-271
39 33 56-396-107
© 2025 Pieracciani. All rights reserved.
Privacy Policy
Terms of Service
Cookies Settings


