Principais tipos de inovação: Saiba qual a mais adequada para a sua organização
10 de nov. de 2025
Piera
Você sabia que existem vários tipos de inovação? Comumente as pessoas acham que inovação é apenas a tecnológica, mas neste artigo explicaremos quais os tipos de inovação existentes no mercado.
Você sabia que existem vários tipos de inovação? Comumente as pessoas acham que inovação é apenas a tecnológica, mas neste artigo explicaremos quais os tipos de inovação existentes no mercado.
Certamente, depois de identificar os tipos de inovação existentes no mercado, você será capaz de identificar qual tipo será mais adequado para trabalhar em sua organização, ou mesmo, quais os tipos.
Não necessariamente a empresa precisa escolher um tipo específico, mas, dependendo do que se pretende realizar, pode-se implementar mais de um tipo de inovação. Vamos lá?
Afinal, quais são os tipos de inovação?
Inicialmente precisamos entender um pouco sobre o que é inovação. A inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço), de um processo ou de um método que seja novo ou significativamente melhorado.
Enfatizamos que será considerada inovação apenas se esta for implementada, ou seja, apenas quando o produto estiver no mercado, ou mesmo, quando o processo ou o método estiver sendo utilizado nas operações da organização.
Agora que sabemos a definição, podemos esclarecer quais os tipos de inovação existem, são elas:
Inovação de produto – Refere-se à introdução de um bem/serviço novo ou com melhoramentos significativos nas características funcionais ou de uso destes produtos. É importante especificar que os melhoramentos significativos se referem às mudanças em materiais, componentes, entre outras características que promovam melhorias em seu desempenho.
Inovação de processo – Refere-se à introdução de um método de produção ou distribuição novo ou com melhoramentos significativos. As mudanças significativas são técnicas, equipamentos ou softwares. O principal intuito da introdução de um novo ou melhorado método que possam aprimorar a produção ou a distribuição pode ser a redução de custos e a melhoria na qualidade.
Inovação de marketing – Refere-se à introdução de um novo método de marketing promovendo mudanças significativas na concepção do produto ou na embalagem, na alocação do produto, promoção ou preço. Geralmente visam melhor atender às necessidades dos clientes, como também, à abertura de novos mercados ou quando for para aumentar o volume das vendas.
Inovação organizacional – Refere-se à introdução de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, nos processos administrativos ou nas relações externas. Objetiva melhorias de desempenho por meio da desburocratização de processos, redução de custos administrativos ou de transação, além promover melhorias no clima organizacional da empresa.
Quais são as formas de aplicação da inovação?
Agora que sabemos quais os tipos de inovação, o próximo passo será escolher a forma de aplicação para cada uma delas em sua organização, pois não é obrigatório escolher apenas uma específica.
As formas de aplicação são:
Radical – É uma mudança total e visível, talvez o conceito clássico que temos em mente do que é inovação. Afinal, sempre que pensamos a respeito, pensamos em algo que irá mudar todas as estruturas;
Disruptiva – É uma mudança que não é visível, pois geralmente tem o intuito de lançar algo que desestabiliza os concorrentes, transformando determinados produtos até em obsoletos;
Incremental – Talvez a mais utilizada, pois é a proposta de uma mudança gradual e periódica, ideal para as empresas que pretendem melhorar seus produtos, por exemplo.
A forma que você pretende aplicar em sua empresa dirá muito sobre como sua empresa se apresentará ao mercado. Obviamente que não a define completamente, mas certamente deixará a marca da empresa registrada.
Conclusão
Os tipos de inovação, como também, as formas, são instrumentos para definir sua identidade como organização no mercado. Escolha, portanto, a que mais for adequada para a inovação que pretende realizar, afinal o importante é inovar.
Conheça outros cases de sucesso:

Conusltoria
5 min
Copa do Mundo, Inovação e telecom
Um projeto de inovação aberta envolvendo hackers e startups.
Ler mais

Funding
5 min
Grande indústria de alimentos e bebidas
Montagem e a estruturação d eum robusto projeto de financiamento FINEP para a construção e operação do novo centro de P&D.
Ler mais

Funding
5 min
Embraer
O Departamento de Inovação da Embraer e o programa Innova, é baseado nos princípios de oferecer tempo, recurso e capacitação para inovação
Ler mais

Funding
5 min
Embraer
O Departamento de Inovação da Embraer e o programa Innova, é baseado nos princípios de oferecer tempo, recurso e capacitação para inovação
Ler mais
DEPOIMENTOS
O que nossos clientes dizem
Se inscreva para receber novidades e insights
Ao se inscrever você concorda com nossas Políticas de Privacidade
55 11 5506-2953
Piera Consultoria
Pieracciani Desenvolvimento de Empresas Ltda.
Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues 1119, 13° andar, cj. 1311, sala A | Tamboré | Barueri - SP
55 11 5506-2953
Piera Funding e Piera Educação
P Brasil Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Pieracciani Engenheiros e Educação Ltda.
Av. Brigadeiro Faria Lima 1903 cj. 112 | Jd. Paulistano | São Paulo - SP
39 06 60-200-271
39 33 56-396-107
© 2025 Pieracciani. All rights reserved.
Privacy Policy
Terms of Service
Cookies Settings


